segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Comunicação do grotesco: a televisão está em "pânico"



Não é novidade alguma que o programa Pânico na TV, da Rede TV, apareça em primeiro lugar na lista de programas que mais proporcionam baixaria na TV. Também não é novidade que o programa Brasil Urgente, da TV Bandeirante, apresentado pelo apologeta da criminalização dos pobres, José Luiz Datena, apareça em segundo lugar na lista em que também figura o reality show da TV Recordo, A Fazenda.
O ranking é divulgado periodicamente pela coordenação da campanha "Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania". De acordo com a coordenação da campanha, as denúncias recebidas são frutos do engajamento ativo de uma parcela dos telespectadores no monitoramento dos conteúdos da televisão. Todas as denúncias fundamentadas são encaminhadas ao Ministério Público e ao Ministério da Justiça, para providências.
Norteiam a elaboração do projeto do ranking manifestações diversas, tais como: apelo sexual, incitação à violência, apologia ao crime, desrespeito aos valores éticos da família e preconceito.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Reflexões de Luís Roberto Barroso sobre o caso Cesare Battisti



Não constitui prática comum de minha parte postar na integra neste blog reflexões que não sejam as minhas próprias. Contudo, frente à contundência da argumentação de Luiz Roberto Barroso acerca do caso Cesari Battisti, vale abrir uma exceção. Posto abaixo a carta divulgada recentemente pelo eminente advogado, cuja admirável inteligência tive o prazer de prestigiar nas aulas de Direito Constitucional na Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde este ocupa a titularidade da disciplina. No texto, Barroso registra ter feito bom proveito das manifestações, tanto favoráveis quanto as desfavoráveis, narrando os fatos e as teses jurídicas em discussão. Conclui dizendo que a partir dali “cada um formará seu próprio juízo, de acordo com seus valores, suas crenças, seus desejos".