sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Celso Furtado para além da economia



O Centro Internacional Celso Furtado promove dia 25 de novembro a mesa-redonda Celso Furtado: a dimensão cultural do desenvolvimento. O evento busca afinar e dar coerência aos instrumentos teóricos necessários para se entender a atual crise do capitalismo, assim como as perspectivas que se abrem ao Brasil para a construção de um projeto nacional pensado em termos de Cultura e Desenvolvimento. O evento às 14h, no Auditório Reginaldo Treiger, no BNDES. Será emitido certificado de participação. Mais informações Tel.: (21) 2172 6312.
Para a  diretora do Centro Celso Furtado, Rosa Freire d’Aguiar Furtado, o evento “vai permitir a  reflexão e a dar a conhecer um aspecto menos conhecido da obra de Celso Furtado, que precisa ser valorizado. Celso Furtado dominou como poucos o instrumental econômico e foi além: superou a lógica econômica,  o economicismo, e introduziu nos estudos do desenvolvimento os valores maiores da vida, a começar pelos culturais”.

O pensamento de Celso Furtado é extremamente atual. Para o renomado economista e ex-ministro da Cultura,  “o debate sobre as opções do desenvolvimento exige hoje uma reflexão prévia sobre a cultura brasileira. À ausência dessa reflexão deve-se atribuir o fato de que nos diagnósticos da situação presente e em nossos ensaios prospectivos nos contentemos com montagens conceituais sem raízes em nossa história. Devemos começar por indagar as relações que existem entre a cultura como sistema de valores e o processo de desenvolvimento das forças produtivas, entre a lógica dos fins, que rege a cultura, e a dos meios, razão instrumental inerente à acumulação. A política de desenvolvimento deve ser posta a serviço do enriquecimento cultural.”
Programação
Parte I | História, Cultura e Criatividade
 A atualidade da crítica de Furtado à modernização
Plínio de Arruda Sampaio Jr. | Unicamp
História e cultura em Celso Furtado
João Antonio de Paula | Cedeplar, UFMG
Da dependência tecnológica à cultura da dependência
Bruno Borja | UFRJ
 
16h30-18h30
Parte II | Cultura, Direito e Inovação
Direito e subdesenvolvimento: o desafio furtadiano
Gilberto Bercovici | USP
Inovação em Celso Furtado
Eduardo Motta e Albuquerque | Cedeplar, UFMG
O conceito de cultura em Celso Furtado
César Bolaño | UFS
Mediadores
Rosa Freire d’Aguiar Furtado
Arturo Guillén

Nenhum comentário:

Postar um comentário