Nesse item o destaque vai para a feliz campanha do PSOL em torno de figuras emblemáticas como Plínio de Arruda Sampaio, que, com sua vivacidade, tornou esse pleito muito mais divertido e humano e Marcelo Freixo e Chico Alencar com suas votações expressivas no estado do Rio.
A eleição de Dilma, embora contrarie em alguns aspectos o que tanto almejamos para esse país, no final das contas foi de bom tamanho, sobretudo se recordarmos que tivemos na iminência de um grande retrocesso político representado pela presença de Serra no segundo turno.
De terras maranhenses recebemos a catastrófica notícia do triunfo conservador da política local: os Sarneys continuam no poder.
Política/segurança
Os últimos meses do ano nos renderam as imagens assustadoras da “guerra” no Rio de Janeiro, onde mais uma vez o Estado policial avança sobre a marginalidade, “esquecendo-se” que os verdadeiros bandidos não moram em comunidade.
Política/mídia
Além do espetáculo midiático da violência no Rio, tivemos esse anos a mídia figurando como destaque, sobretudo pelo fato da televisão ter completado 60 anos de operação em terras brasileiras. Aproveitamos para nos desculpar com os leitores deste blog por não termos providenciado uma postagem sobre o assunto, o que nos comprometemos fazer em breve.
Política/esporte
Não há como esquecer do fisco de nossa seleção na África. Contudo, parabenizamos os campeões espanhóis, lembrando que nem sempre podemos ganhar.
No brasileirão acompanhamos com ansiedade o título corintiano que acabou por não vir. Para não dizer que somos maus perdedores, parabenizamos o campeão tricolor carioca, sobretudo no ano de aniversário de morte (30 anos) de seu torcedor mais ilustre: Nelson Rodrigues.
Política/cultura
O destaque vai para a mais que merecida premiação de Chico Buarque com o prêmio Jabuti por sua obra Leite Derramado.
Política/educação
Embora o Enem mais uma vez tenha enfrentado problemas em sua organização, insistimos na ideia deste modelo de avaliação com vistas a superação do ultrapassado modelo de ingresso nas universidades chamado vestibular .
Todos os pontos de destaque desta retrospectiva estão marcados com a palavra política, pois entendemos que esta perpassa todas as instâncias da vida em sociedade. Sendo assim, esperamos que no ano que se inicia, tenhamos mais vontade política, para que todas as instancias da sociedade possam avançar. No mais, um feliz natal e anos novo cheio de realizações e obrigado por nos acompanhar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário